O que faz de ti um bom designer?

És um excelente, bom ou apenas um designer?

 
 

Após alguma reflexão e tentativas (frustadas :)) para encontrar um novo tema para escrever, eis que surgiu uma questão, que provavelmente também já vos fez perder alguns minutos da vossa vida e que me atormenta há já alguns anos...

O QUE FAZ DE MIM UM BOM DESIGNER?
Ou melhor, serei bom ou apenas mais um designer?

Sinceramente, sempre que reflito sobre este assunto fico terrivelmente confuso... sei que, como todos os designers, quero ser o melhor no que faço. É uma verdade incondicional para qualquer designer querer ser reconhecido pelo trabalho que faz, mas quantos de nós trabalham para que um dia isso possa acontecer? Eu faço todos os dias e tu?

“The goal of a designer is to listen, observe, understand, sympathize, empathize, synthesize, and glean insights that enable him or her to ‘make the invisible visible.’Hillman Curtis

Diria que é fascinante perceber como quase todos os designers querem ser o melhor no que fazem.
No entanto apenas um limitado número de designers o consegue!
Poderia estar aqui a definir uma lista infinita de designers, mas seria impossível terminarmos essa lista. Todos os dias emergem fantásticos designers com soluções inovadoras.

No entanto, identifico 5 designers que tenho vindo a acompanhar o percurso e que me inspiram (se não conhecem, digo-vos que estão a perder mesmo muito....)

Tobias van Schneider
Jenny Johannesson
Giovanni Xu
Alexander Engzell
Lorenzo Bocchi

Para ser o melhor é necessário um ingrediente fundamental, SER EXTRAORDINARIAMENTE BOM NO QUE FAZEMOS!

Não podemos deixar nada ao acaso e ter constantemente uma vontade incrível em questionar tudo como uma criança de quatro anos que persiste em fazer a questão mais importante de todas: PORQUÊ? Mas a cada “porquê” vamos ficando um pouco mais completos, antecipamos os problemas e analisamos várias perspectivas de soluções e refinamos o nosso processo. 

“Good designers must always be avant-gardists, always one step ahead of the times. They should–and must–question everything generally thought to be obvious. They must have an intuition for people’s changing attitudes. For the reality in which they live, for their dreams, their desires, their worries, their needs, their living habits. They must also be able to assess realistically the opportunities and bounds of technology.”Dieter Rams

E diria que a melhor forma de progredir é praticar, praticar e continuar a praticar. Será isso que faz de mim um bom designer? Sinceramente não sei... Mas sei que tornar-se o melhor não é fácil - é um processo evolutivo, longo e complexo.

Deixo assim algumas dicas simples, e que acredito serem importantes, para um designer, não ser apenas mais um, mas sim ser um bom designer (estas são de graça :) ):

Motivação
Acordem sempre com vontade de fazer mais e melhor. O melhor ingrediente para a criatividade é estar motivado.

Love your Work
Esta é bastante simples e está relacionado com a primeira, é necessário gostar do que fazemos.

Work hard, play hard
Se sentires que estás a trabalhar muito, experimenta trabalhar um pouco mais!Não existe um limite para adquirir experiência e saber mais!  Todo o esforço, mais tarde ou mais cedo, será recompensado.

Humildade
Estejam sempre atentos aos comentários que fazem sobre o vosso trabalho. As críticas não devem ser encaradas como coisas más ou ofensas pessoais, mas sim, entendidas como uma oportunidade de experimentar uma solução diferente. Ou não ;)

Experimentar, experimentar e voltar a experimentar
Se sentem que existe “aquela cena” que vai fazer o vosso projecto ser o melhor, não deixem cair por terra. Façam e experimentem. Se não resultar, foram os 10 minutos mais bem gastos no projecto.

Errar é bom
Não deve ser levado ao extremo, mas se perceberem que errar é uma oportunidade de evitar que o mesmo erro aconteça no futuro, então errem!

Bem acho que já chega... as próximas teria que cobrar :)

Se te identificas com algum deste pontos e pretendes falar um pouco mais sobre este tema, envia me um email :) com o que tem sido a tua experiência e terei todo o gosto partilhar o que tem sido estes últimos 13 anos como designer!

Publicado por Bruno Cirilo